NITTs

O Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da ULBRA (NITT) é um órgão ligado à Diretoria de Inovação da ULBRA.
Sua concepção e funcionamento estão baseados nos objetivos, missão e visão, conforme segue.

O objetivo geral do NITT é apoiar e promover a transferência tecnológica, a pesquisa e a proteção da propriedade intelectual. Para tanto, foram definidos como objetivos específicos do NIIT:

  • promover a cultura da proteção da propriedade intelectual;
  • assessorar professores, pesquisadores e alunos da ULBRA em aspectos relacionados com produção e gestão da inovação;
  • disponibilizar à comunidade os serviços relacionados à resolução de problemas técnicos por meio da busca de soluções em inovação científica e tecnológica;
  • apoiar e promover internalização da pesquisa nas empresas;
  • incentivar a busca pela inovação, promovendo a cooperação nacional e internacional para a promoção da inovação;
  • identificar e divulgar as tecnologias e produção intelectual desenvolvidas na ULBRA;
  • prospectar recursos junto a setores público e privado;
  • acompanhar projetos e contratos realizados no âmbito da ULBRA que versem sobre inovação.

A missão do NITT é promover a utilização do conhecimento produzido na universidade visando o desenvolvimento regional.

O NITT tem como visão, até 2020, ser referência regional na transferência de tecnologia fruto do conhecimento gerado através das pesquisas desenvolvidas no âmbito da ULBRA.

Estrutura do NITT

A estrutura organizacional do NITT é composta de um gerente e de um assessor jurídico, somado ao staff da Diretoria de Inovação. E sua estrutura física localiza-se no 2o andar do prédio 16 – ULBRATECH da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, em Canoas, RS.

Recursos oferecidos pelo NITT

O Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da ULBRA – NITT oferece uma variedade de serviços internos e externos, descritos a seguir.

  • Assessoria interna: assessoria para pesquisadores, professores e alunos para esclarecer dúvidas relacionadas com proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologia, elaboração de projetos externos, elaboração de contratos relacionados com inovação, estabelecimento de parcerias, prospecção de tecnologias e demais temas relacionados à gestão da inovação produzida pela ULBRA.
  • Assessoria externa: assessoria disponibilizada para a comunidade em geral, para busca de serviços relacionados à resolução de problemas técnicos que possam ser sanados por meio de inovações científicas, artísticas e tecnológicas desenvolvidas na ULBRA, bem como outras questões relacionadas com a proteção e a gestão da inovação.
  • Fomento à cultura de proteção da propriedade intelectual: ações de conscientização aos docentes, discentes, pesquisadores e corpo administrativo da ULBRA, da importância de proteger os direitos de propriedade intelectual, ou seja, as invenções, marcas, novas cultivares, circuitos integrados, programas de computador e direitos autorais que venham a ser criados na universidade, bem como incentivá-los a proteger suas inovações; realização de eventos dirigidos a professores, pesquisadores, alunos e pessoal do corpo administrativo visando desenvolver a cultura da proteção da propriedade intelectual; organização de cursos de propriedade intelectual.
  • Proteção da propriedade intelectual: formalização, encaminhamento e acompanhamento dos pedidos de proteção dos direitos de propriedade intelectual junto ao INPI e aos demais órgãos responsáveis no país e no exterior; elaboração de contratos, registro e acompanhamento; direito de confidencialidade.

Deixe uma resposta